Páginas

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Plenário aprova Regimento Eleitoral para composição do colegiado 2018-2020

        Foi aprovado, na tarde de ontem, quinta-feira, 12, o Regimento Eleitoral que norteará o processo de escolha do novo colegiado do CMS-Recife para o biênio 2018-2020. Sendo um dos pontos de pauta da 315ª Reunião Ordinária do Conselho, a referida aprovação foi a consolidação das discussões da Comissão Eleitoral que reuniu para fazer as adaptações necessárias no documento que foi adotado para realização das eleições do atual colegiado (biênio 2016-2018) e que também serve de parâmetro para as eleições dos Conselhos de Unidade em todos os Distritos Sanitários. O regimento foi apresentado pela conselheira e membro da Comissão Eleitoral, Juliana Cesar. 
     Além disso, o colegiado também aprovou o Edital de Convocação das Eleições que acontece no dia 20 de Março de 2018, tendo o início das inscrições no dia 08 de Janeiro de 2018. Agora, o CMS-Recife enviará o Regimento Eleitoral para publicação em Diário Oficial.
        Sendo a última sessão plenária do CMS-Recife em 2017, o conselho contou com a presença do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que veio deixou sua mensagem de final de ano. "[Vim] dizer da imensa alegria em fazer parte deste conselho que é tão participativo e aguerrido na luta em defesa do SUS na nossa cidade", exalta, expressando a gratidão a todos(as) os(as) conselheiros(as) que, assim como Jailson, integram o CMS-Recife.
        O secretário também aproveitou a oportunidade para dizer que 2018 não será um ano fácil. "Estamos vivenciando vários ataques e acredito que isso continuará em 2018, mas temos e precisamos nos manter unidos e não deixar a esperança morrer", finaliza.
     Embora esteja ausente de suas atividades no CMS-Recife por recomendações médicas, a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, enviou sua mensagem ao colegiado. "Hoje o momento é de agradecimento pelas conquistas alcançadas com o fortalecimento notório desta instituição tão importante para a sociedade Recifense", disse. "Reforço o compromisso com o coletivo em defesa da vida e de um Sistema de Saúde público e de qualidade para todas as pessoas", finaliza.
       Outro ponto dentro da pauta 315ª Reunião Ordinária foram as apresentações das ações das Comissões Permanentes do Conselho. Nesse momento, todo o colegiado pode acompanhar quais ações foram alcanças, quais ficaram abaixo da média e quais serão os desafios para o próximo ano, além de acompanhar o balaço geral da Secretaria Executiva do Conselho.
O conselheiro Isaac Machado fez um relato da importância em participar dos Comitês de Ética e Pesquisa
O conselheiro Cristiano Nascimento apresentou o relatório da Comissão de Fsicalização
O conselheiro José Ribeiro apresentou o relatório da Comissão da CISTT
A conselheira Sônia Pinto apresentou o relatório da Comissão de Comunicação
A conselheira Vera Lúcia apresentou o relatório da Comissão de Ética
A conselheira Rivânia Rodrigues apresentou o relatório da Comissão de Educação Permanente
A conselheira Lorena Raia apresentou o relatório da Comissão Temporária das PICs
O conselheiro Oscar Correia apresentou os relatórios das Comissões de Articulação e de Planejamento e Orçamento
O conselheiro Dilermano Brito mostrou, de forma sucinta, os gastos do Controle Social para este ano. 
O secretário-Executivo do CMS-Recife, Romildo Cândido, apresentou o balanço anual das atividades do Conselho
O assessor de Comunicação e Imprensa do CMS-Recife, Carlos Diego Lins, mostrou os dados referentes as peças comunicacionais do Conselho (Blog e Facebook).
      Ainda houve a votação para escolha dos representantes do CMSno Fórum Social Mundial 2018, que esse ano será realizado em Salvador/BA, saindo do eixo sul do país.
     Finalizando a plenária, a vice-coordenadora do CMS, Keila Tavares, aproveitou o momento para ressaltar o ano significativo que o colegiado teve. "Quero agradecer o empenho dos conselheiros e conselheiras que, ao longo deste ano, tivemos êxitos nas nossas principais ações planejadas para 2017, sobretudo a 13a Conferência Municipal de Saúde e isso é muito importante destacar", relembra. "Espero que o ano que vem seja tão ou mais produtivo e gratificante como 2017 foi", finaliza.
      O Conselho entrará de recesso a partir do dia 22 de dezembro voltando com suas atividades no dia 05 de Janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário