Páginas

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

13a Conferência: Distrito Sanitário IV realiza sua etapa Distrital

         No último sábado (05), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, em parceria com o Conselho Distrital de Saúde IV e a Secretaria de Saúde, realizou a primeira etapa Distrital da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizada na Escola Estadual Darcy Ribeiro, no Cordeiro, a Plenária teve como finalidade aprofundar as discussões iniciadas nas microrregionais, elencar propostas que servirão como subsídio para o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos (2018-2021) e eleger os (as) delegados (as) que participarão dos três dias de conferência no mês de outubro no Centro de Convenções, em Olinda/PE.
Pré-delegados (as) foram recepcionados pelo Bloco Lírico 'Com você no Coração"
        Contando com a participação da coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, ressaltou a importância do Controle Social nesses espaços de discussão. "Estamos reafirmando o SUS como uma política de cidadania voltada para o povo, onde precisamos sentar juntos para pactuar momentos futuros que vão trazer melhorias para a rede", disse Janaína ressaltando a importância desse espaço criado para discutir saúde. “O Conselho agradece a participação de todos, pois, reconhecemos que não está sendo fácil a mobilização, mas acreditamos que podemos fazer um SUS melhor e de qualidade”, finaliza.
     Na ocasião, Janaína também fez uma apresentação explicando, de forma mais detalhada, o funcionamento da 13a Conferência, além de ressaltar da importância das instâncias oficiais do Controle Social.
         Também presente na solenidade de abertura, o secretário de Saúde do Recife, Dr. Jailson Correia, deu as boas vindas aos participantes. "Este é um momento para celebrar a tradição democrática do SUS e da discussão da política de Saúde no Recife. Temos que levantar a bandeira de luta em defesa do SUS e propor grandes melhorias para nossa rede", ressalta. "Sabemos das dificuldades do usuário e a gente, enquanto gestão, reconhecemos os problemas, mas quero dizer que existe um esforço enorme para resolvê-los", finaliza.
        A representante do Conselho Distrital de Saúde (CDS) IV, Joselita Maria, e da gerência do Distrito Sanitário IV, Gabriela Andrade, também participaram da mesa de abertura. Além disso, Gabriela fez uma apresentação territorial do Distrito Sanitário (DS) IV para que todos os (as) pré-delegados (as) conheçam os equipamentos de saúde disponíveis dentro do território.
       Os participantes foram divididos em seis eixos temáticos, onde elevaram o nível de discussão e puderam contribuir na construção do documento base que será debatido na etapa Municipal. Atenção Básica; Atenção Especializada; Vigilância à Saúde; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Gestão, financiamento e Comunicação em Saúde; e Controle Social e Participação Popular, foram os temas abordados nos grupos.
Grupo 1 - Atenção Básica
Grupo 2 - Atenção Especializada
Grupo 3 - Vigilância à Saúde
Grupo 4 - Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
Grupo 5 - Gestão, Financiamento e Comunicação em Saúde
Grupo 6 - Controle Social e Participação Popular
      Finalizados os debates, os participantes se reuniram para a plenária final, onde socializaram os resultados das discussões nos grupos. Ao final, foram eleitos (as), por acamação, 48 Delegados (as) Usuários (as) e 24 Delegados (as) Trabalhadores (as) que participarão da 13ª Conferência Municipal de Saúde.
Delegados (as) pelo Segmento Usuário
Delegados (as) pelo Segmento Trabalhador

Microrregionais

       Durante os meses de maio e julho, o CMS-Recife realizou 23 plenárias microrregionais contemplando todas as microrregiões de todos os Distritos Sanitários. Com a participação expressiva de mais de 2,8 mil pessoas, entre usuários (as) e trabalhadores (as), as plenárias tiveram o caráter avaliativo e propositivo, na qual os participantes puderam enriquecer o debate e contribuir para o fortalecimento do Controle Social na capital pernambucana.
      Com o tema, "Recife por democracia, por direitos adquiridos, pelo SUS para todos: ampliação do acesso com qualidade e eficiência”, a conferência deste ano tem como objetivo avaliar, propor e levar as diretrizes que servirão de base para elaboração do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2018-2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário