Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Conselho marca presença na entrega da UPAE Arruda

     No último dia 30 de junho, conselheiros e conselheiras do CMS-Recife estiveram presentes na inauguração da primeira Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) do Recife. Localizada no bairro do Arruda, Distrito Sanitário II, a nova unidade prevê cerca de 21 mil procedimentos de média complexidade por mês e atender não somente aos moradores da área, mas como toda a população do Recife, como lembrou o prefeito Geraldo Julio, presente na entrega da unidade. "A gente já conseguiu reduzir a fila de espera para ultrassonografia com o funcionamento do Hospital da Mulher, por exemplo. Aqui também será oferecida a ultrassonografia e a fila de espera da nossa rede vai ser reduzida em muito nos próximos dias", disse. Geraldo também ressaltou que o objetivo é "fazer um tempo de espera médio de 10 dias".
     Para a dona de casa e moradora da região, Elisângela Alves, a entrega desse novo equipamento de saúde à população é um feito significativo para melhoria na saúde dos usuários do Recife. "A oferta do serviço pode beneficiar a gente e espero que a UPAE realmente funcione. Isso irá melhorar e vai agilizar o atendimento para os exames especializados que tanto a gente precisa", disse. O coordenador do Conselho Distrital de Saúde II, Antônio Gomes, falou que o conselho estará atento ao funcionamento da UPAE. "A Comissão de Fiscalização estará presente na unidade para fazer o Controle Social e que, tanto o conselho distrital quanto o conselho Municipal, estarão atentos a esse novo dispositivo", ponderou.
Seu Antônio Gomes enfatizando que o Conselho de Saúde acompanhará o funcionamento da UPAE
     Com um prédio erguido pelo Governo do Estado e repassado para administração do município, a UPAE trará, entre outras especialidades, o atendimento de cardiologia, fonoaudiologia, assistência social, gastroenterologia clínica, nefrologia, pneumologia e proctologia. O secretário de Saúde do Recife, Dr. Jaílson Correia, reconheceu a dimensão e funcionalidade da nova unidade para a rede municipal de saúde. "Reunimos várias coisas num só lugar. É médico especialista e o exame especializado. As pessoas serão encaminhadas a partir da unidade básica de saúde da família. Estão sendo ofertadas várias especialidades para a população do Recife", falou.
     A UPAE terá equipes multidisciplinar capacitadas para realização de atendimento integral, em dias úteis, das 7h às 19h.


*A participação do colegiado na inauguração da UPAE Arruda fez parte da 297ª Reunião Ordinária do CMS-Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário