Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes Aegypti é apresentado ao CMS-Recife

     O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, esteve presente na sede do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife para apresentar o Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes Aegypti. A temática, que foi ponto de pauta da 196ª Reunião Extraordinária do CMS-Recife (realizada na segunda-feira, 14), foi uma promoção do Conselho que, a pedido do próprio secretário, trouxe o recorrente tema para ciência e qualificar o debate que domina os noticiários locais e nacionais.
Mesa coordenadora: Vasti Soares, Romildo Cândido, Oscar Correia e Janaína Brandão
     Como de costume, o coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, deu as boas vindas a todos/as os presentes e fez a leitura da pauta. Logo em seguida, questões administrativas foram discutidas a exemplo das vacâncias em comissões e informes gerais.
     Em continuidade a pauta, Jailson Correia foi convidado para iniciar a sua apresentação onde toruxe um breve histórico sobre a dengue, zika e chikungunya, além de mostrar um diagnóstico acerca dos casos de microcefalia na cidade do Recife. Correia também falou das estratégias que a Prefeitura do Recife está adotando no combate ao mosquito, que conta com o envolvimento de 19 secretarias.
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, apresentou o Plano Emergencial de Enfrentamento
ao mosquito Aedes Aegypti 
    “Precisamos desse espaço para compartilhar e apresentar ao Conselho Municipal esse conjunto de ações que está acontecendo na secretaria”, disse o secretário. “Mas também estamos aproveitando para compartilhar as informações para que se possa entender qual a dimensão do que estamos vivendo e quais os desafios colocados”, finaliza.
A conselheira Ana Lúcia fez seus questionamento
     A conselheira Ana Lúcia indagou ao secretário se existe comunicação com a COMPESA no que se refere ao armazenamento de água, mantendo um trabalho de combate intersetorializado e se há alguma discussão sobre novas formas de combate ao mosquito. Correia afirmou que existe uma conversa com a empresa de abastecimento e que a Vigilância à Saúde participa de discussões no desenvolvimento de novas tecnologias para combater um problema que já é um velho conhecido da população brasileira.
Keila Tavares perguntou sobre o acompanhamento as famílias frente a criança com microcefalia
     Para a conselheira Keila Tavares, o CMS-Recife foi muito feliz em puxar essa discussão para todos os conselheiros/as e que o secretário de Saúde estava de parabéns por apresentar uma posição oficial sobre os casos de microcefalia no município. "Essa apresentação foi importante, pois ficou claro o que a gestão tem feito para combater essa problemática", disse. A conselheira aproveitou a oportunidade para indagar qual será o acompanhamento da família frente a uma criança com microcefalia pelo Projeto Mãe Coruja. Em resposta, Jailson disse que todos os Espaços Mãe Coruja já estão dando o suporte para essas mães e que o Hospital da Mulher do Recife também fará esse aporte na assistência a essas famílias. 
     Finalizando a apresentação, Jailson Correia alertou aos conselheiros e conselheiras que não se deve confiar em qualquer mensagem que seja divulgada nas redes sociais e que os boatos que surgem só dificultam a trabalho da Secretaria de Saúde. Sendo assim, o secretário fez um apelo ao colegiado para ajudar no trabalho em desmentir os boatos e conscientizar a população que as informações devem ser checadas junto à Secretaria.
   Como encaminhamentos e findalizando a reunião, o colegiado aprovou as ATAS das Reuniões Ordinárias 271 e 287.

Nenhum comentário:

Postar um comentário